2 de ago. de 2015

Pesquisadores criam robô-inseto capaz de andar e saltar sobre a água



Pesquisadores da Universidade Nacional de Seul e da Universidade Harvard desenvolveram e construíram um minúsculo robô que é capaz de andar na água e saltar sobre a superfície. A natureza sempre inspirou a ciência, pássaros serviram de modelo para aviões e teias serviram de modelo para tecidos. Desta vez a inspiração foram os insetos.

Os insetos são muito leves e eles conseguem correr sobre a superfície da água, ele usam seus pés peludos, especialmente nas suas patas do meio, para remar através da água. Anteriormente, engenheiros já haviam desenvolvido robôs que podiam andar sobre a água, mas eles nunca foram capazes de dobrar a habilidade do inseto para saltar e escapar.

O novo inseto robô possui cerca de 68 miligramas, uma pequena fração do peso que a superfície da água pode suportar numa determinada área. Assim como os insetos, o robô detém de quatro pernas para impulsionar o seu salto a partir de uma superfície sólida ou de água, este movimento usa uma energia armazenada que aciona um mecanismo de mola que imita a ação de uma pulga quando salta.

O resultado é um robô do tamanho de um polegar, capaz de saltar até 15 centímetros, e pousar sem romper a superfície da água. A pequena máquina consegue pular tão alto na água quanto na terra, afirmam os cientistas.

"Conseguimos entender o principio básico necessário para saltar na água, a partir da escala de um inseto", afirmam os pesquisadores. "Essa ferramenta robótica pode aprofundar o entendimento de como insetos e animais se movem".


Nenhum comentário:

Postar um comentário