11 de jun. de 2020

Saúde Mental x Coronavírus


A saúde mental é um tema que é muito falado nos dias de hoje, sendo de extrema importância para toda a população entender o seu significado e como ela pode afetar suas vidas cotidianas. Esse termo tem uma definição muito ampla e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definida como um bem estar físico e mental em que deve se haver uma busca por um equilíbrio entre os dois, para que consiga lidar com as emoções.

O surgimento do novo coronavírus fez com que o mundo virasse de cabeça para baixo, fazendo com que todos tivessem que mudar sua rotina como: trabalhar ou estudar em casa, só sair de casa para fazer o essencial e seguir rigidamente com o isolamento social. Com isso, a saúde mental pode ser afetada e sua assistência precisa ser redobrada, já que pode aumentar os níveis de ansiedade, inseguranças, tristeza e confusão de sentimentos.

Além disso, é muito normal que durante uma pandemia o medo, a angústia e o estresse podem aparecer cada vez mais que o esperado, o que acaba acarretando alguns problemas para a nossa saúde mental. Assim, esses sentimentos fazem com que nosso rendimento para as necessidades importantes, como o trabalho, seja um fracasso, o que nos leva a ter uma grande frustração com nós mesmos e aumentando a nossa ansiedade, e, junto com ela o medo dessa pandemia nunca acabar.

Desse modo, é preciso achar algumas maneiras para reduzir esse sofrimento mental durante esse tempo como por exemplo procurar conversar com pessoas de sua confiança; tentar readaptar sua rotina e focar nas necessidades importantes; manter contato, mesmo que virtualmente, com família e amigos; reduzir o número de notícias e reportagens passadas para a população; e, também, quando não estiver conseguindo lidar com esses sentimentos procurar um profissional da saúde que o ajude a passar por esse momento. Por fim, para que quando todo esse caos no mundo acabar, os danos a mente sejam menores possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário