9 de mai. de 2013

ONU divulga rascunho de objetivos de desenvolvimento sustentável




A ONU divulgou na terça-feira um rascunho com sugestões de objetivos de desenvolvimento sustentável que o mundo poderia adotar.

Quase um ano após a Rio+20, onde ficou meio que enrolado o estabelecimento dos chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), esse rascunho pode ser um indicio de que esses objetivos podem estar se formando.

O rascunho foi desenhado por um grupo internacional de especialistas de diversas áreas e ficará aberta para consulta pública até o dia 22 no site www.unsdsn.org/resources/draft-report-public-consultation . As sugestões poderão ser incorporadas em um texto que será analisado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro deste ano.

A definição dessas metas eram esperadas como resultado da conferência Rio+20, mas nenhum acordo foi feito sobre os temas que deveriam ser contemplados nos ODSs.

Após a Rio+20, o secretário-geral da ONU, Ban Kimoon, aflito com a descepção que foi a Rio+20, lançou a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, e uma das primeiras missões era estabelecer os ODSs. Por isso que a ONU divulgou o rascunho.

O documento parte das diretrizes do texto da Rio+20 e, assim como ele, traz objetivos bem genéricos. Ainda não aparecem, por exemplo, metas concretas com prazos de cumprimento.  E os temas são os mais diversos:

1 - erradicar a pobreza extrema, inclusive a fome
2 - alcançar o desenvolvimento dentro dos limites planetários
3 - assegurar o aprendizado efetivo de todas crianças e jovens para a vida e a subsistência
4 - alcançar a igualdade de gêneros, a inclusão social e os direitos humanos
5 - alcançar a saúde e o bem-estar para todas as idades
6 - melhorar os sistemas agrícolas e aumentar a prosperidade rural
7 - tornar as cidades mais inclusivas, produtivas e resilientes
8 - refrear as mudanças climáticas e garantir energia limpa para todos
9 - proteger os serviços ecossistêmicos, a biodiversidade e a boa gestão dos recursos naturais
10 - ter uma governança voltada para o desenvolvimento sustentável.

Esses temas genéricos eram de se esperar nessa etapa desse processo, afirma Virgílio Viana, Coordenador do tema florestas da Rede e superintendente da Fundação Amazonas Sustentável.  “Os países ainda precisam concordar com os temas. Com o amadurecimento desse processo, esperamos que sejam estabelecidas metas, prazos.” diz Virgílio.

Porém a concordância sobre os temas pode ser uma das coisas mais difíceis de se alcançar. Durante a Rio+20, os ODSs foi causa de um dos impasses da conferência. “Alguns países mais militantes na causa do desenvolvimento não querem ver suas metas diluídas pela causa ambiental”, comenta o ex-embaixador Rubens Ricupero, que esteve à frente das negociações brasileiras na Rio 92, e acompanhou de perto o desenrolar da Rio+20. “Não é todo mundo que vê com clareza que o desenvolvimento só pode ser sustentável”, diz Virgílio Viana. O Superintendente acredita que para entrar em vigor em 2012, os ODSs precisam ser impulsionados já na próxima Assembleia Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário