19 de set. de 2012

Não ta fácil pra ninguém esse calor, Ártico tem o maior índice de gelo




Neste último domingo (16), de acordo com o Centro Nacional de Dados do Gelo e da Neve, a quantidade de gelo Ártico atingiu o menor índice já registrado.
 A capa de gelo do Pólo Norte chegou ao tamanho de 3.42 milhões de km2. O gelo do Ártico derrete no verão e aumento no inverno. Atingido o ponto mínimo da temporada de verão, ele recomeçou a crescer na última segunda-feria.
"O aquecimento globl provocado pelo homem levou ao derretimento de muito mais gelo e tornou-o mais fino nas últimas duas décadas. E esse processo tornou-se muito mais extremo este ano", disse Mark Serreze, diretor do Centro Nacional de Dados do Gelo e da Neve, no Colorado.
Com exceção de uma grade tempestade que contribuiu para perde de gelo, o derretimento do verão deve-se aos efeitos diários de aquecimento global. Mas ele acentua que as regiões polares são os primeiros locais da Terra que sentem os efeitos das mudanças climáticas.
Jason Box, da Universidade de Ohio, disee que o gelo do àrtico é um dos mais sensíveis termômetros naturais que existe.
As previsões são assustadoras. Cientistas do Centro de Dados de Gelo e da Neve dizem que seus modelos computacionais mostram que o Ártico estará praticamente sem gelo no verão de 2050, mas eles acrescentam que a atual tendência de derretimento do gelo é mais rápida que a prevista pelos computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário