16 de jul. de 2012

Empreendedores ambientais ganham prêmio de R$ 1 milhão


O conceito de empreendedorismo saiu da economia e invadiu a esfera ambiental. Pessoas com ideias criativas e inspiradoras para proteger a biodiversidade agora são chamadas de empreendedores da conservação. E já têm até um prêmio que celebra as melhores iniciativas.

O programa E-Cons (Empreendedores da Conservação) escolheu seis lideranças para dividir R$ 1 milhão em seus projetos de preservação.
"É uma nova abordagem. Valoriza indivíduos com ações inspiradoras e com potencial de se expandir e ter desdobramentos concretos", explica Clóvis Borges, diretor executivo da ONG SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), que comanda a iniciativa junto com o HSBC.

Foram escolhidos projetos de todo o Brasil, nos biomas cerrado, Amazônia, Pantanal e caatinga. Por suas características, a mata atlântica tem dois vencedores, sendo um na categoria urbana.
Manter a floresta de pé e preservar espécies nativas em algumas regiões do país é um desafio. A conservação esbarra em interesses econômicos e, não raro, no próprio desconhecimento dos moradores.
São essas as barreiras que a bióloga Bianca Reinert, uma das premiadas na mata atlântica, luta para eliminar.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário