28 de fev. de 2012

Detetives com mais tecnologia

Scanner revela conteúdos borrados em documentos antigos e pode ajudar a polícia.


 Um aparelho criado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, é capaz de revelar documentos e conteúdos borrados, manchados, estragados ou envelhecidos. Disk Obbink e Alexander Kavalchak (respectivamente formados e especializados em papiros e literatura grega e física), desenvolveu um equipamento que já desvendou mais de 250 mil manuscritos históricos e promete avançar sua técnologia para a análise de papéis, obras primas e até crimes.
 O aparelho, por fora e igual aos convencionais. Mas, seu sistema operacional por dentro, tem lentes superpotentes e um software que deixam completamente único.
 E como será que funciona esta grande invenção? Bom, o equipamento escaneia um documento várias vezes usando diferentes luzes coloridas. Depois disso o software une todos as imagens em uma. E, revelam traços de tinta desbotados, além de manchas deixadas por fluídos corporais.
 Segundo Obbink, o scanner pode revelar assinaturas de artistas mesmo sob múltiplas camadas de tinta, ou  os esboços a lápis embaixo de pinturas.
 E mais, a policia vai se beneficiada com isso, pois além de recuperar documentos de valor artístico, o scanner pode ajudar a polícia a identificar documentos falsos, digitais em objetos e verificar a a autenticidade de passaportes.
 Ai sim Sherlock Holmes , vai poder desvendar seus casos muito mais rápido. //Matheus Henry

Nenhum comentário:

Postar um comentário