30 de jan. de 2012

Sapos videntes


Parece estranho, mas sim, a suspeita é isso mesmo, sapos conseguem prever se um terremoto esta para acontecer. Em 2009 pesquisadores ingleses observaram que sapos da espécie Bufo Bufo fugiram de Áquila, na Itália, dias antes de um terremoto acontecer na cidade. Em pouco tempo mais de 100 sapos desapareceram, como se eles soubessem que o terremoto estava por vir.
Mas o que será isto, será que os sapos desenvolveram uma força mística, será que eles fizeram aulas de previsão? Não, isto tudo é pura química. Um pouco antes de acontecer um terremoto, o solo libera partículas que sobem na atmosfera e que se espalham podendo chegar rapidamente em locais úmidos, onde os sapos vivem. Essas partículas ao se encontrar com a água reagem, e liberam uma substância tóxica para os sapos, que se sentem mal, e fogem para outros lugares.
Friedemann Freund e sua equipe de cientistas, descobriram ainda que não é só os sapos que reagem esquisitamente antes dos tremores, mas que o peixes, cobras e até minhocas, sofrem com alterações causadas pelo, chamado pré-terremoto.
"Essas partículas liberadas pelas rochas, também fazem mal a gente, segundo cientistas, elas fazem com que soframos de náusea e dores de cabeça. Pessoas com difusões cerebrais costumam se sentir mal dias antes do terremoto". Conta Freund.
Apesar de estudos os cientistas infelizmente  não conseguem prever estas catastofres poderiam Será que cientistas e sapos poderão ser aliados no futuro? Bom isso só o tempo e os cientistas poderão nos revelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário