6 de nov. de 2011

Sangue artificial é promessa para 2015


Todos os dias, ocorrem várias cirurgias, pessoas com doenças, precisando de transfusões de sangue para sobreviverem, muitos pacientes ficam entre a vida e a morte, pois um ser humano, não consegue viver sem sangue. Mas esse problema pode ser resolvido graças a um grupo de biólogos que acredita que estamos a apenas dois ou três anos de criar uma versão genérica do sangue que corre em nossas veias.
Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia estão usando células-tronco da medula óssea para fazer crescer um material presente nos glóbulos vermelhos criados no corpo humano.
Esses cientistas que podem fazer história esta trabalhando para produzirem mais sangue do tipo O negativo, compatível a 98% da população mundial.
Como o sangue vai ser produzido em laboratório altamente tecnológico, o sangue genérico estará livre de doenças sanguíneas como o HIV e hepatite. Dizem os cientistas que o sangue estará pronto para teste daqui a 2 anos.
Mas diante desta grande invenção é importante ressaltar que ele não poderá ser substituído para o sangue natural mas pode atuar provisoriamente em casos de urgência até o paciente achar uma pessoa com sangue compatível ao dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário