6 de jul. de 2015

6 fatos sobre o cérebro humano



Pesando cerca de 1,4 kg, nosso cérebro é o grande responsável por cuidar de todas ações do corpo de uma pessoa. Receber informações sobre os meios externos e internos, interpreta-las e executar respostas à esses estímulos são as ações do nosso controlador.

Na realidade o que temos em nossa caixa craniana é o encéfalo, o qual é dividido em cérebro, cerebelo e bulbo raquidiano. Mas, neste artigo eu vou fazer referência ao cérebro.

O cérebro é o grande diferencial da raça humana para qualquer outra espécie presente na Terra. Com ele o ser humano foi capaz de chegar na  Lua (se é que isso realmente ocorreu). Mas, voltando ao assunto central deste artigo, vamos à algumas curiosidades sobre o maestro.

Alto consumo

O cérebro pode consumir até 20% das calorias que você queima durante o dia. Todo este gasto é usado para a manutenção do sistema nervoso. Além das calorias,  cerca de 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração vai para a nossa caixa craniana, passando dentro de 160.000 quilômetros de veias. Isso é o suficiente para dar a volta na Terra quatro vezes.

Bocejo refrigerador

As pessoas costumam associar o bocejo ao cansaço ou tédio (isso não está totalmente equivocado). Uma pesquisa da Universidade de Albany sugere que as  pessoas bocejam para refrigerar seus cérebros. A teoria é que a privação do sono superaquece o cérebro e o bocejo é, na verdade, uma forma de dissipar esse calor.

Seu cérebro é na sua maior parte líquido

Seu tecido cerebral é mole e gelatinoso. Além de ser composto por 80% de água, ele é constantemente irrigado pelo sistema circulatório. Estima-se que por volta de 1 litro de sangue passa pelo cérebro a cada minuto. O cérebro é também o órgão mais gorduroso que temos em nosso corpo.

O cérebro não sente dor

O nosso cérebro não sente dor alguma, isso porque ele não possui nenhum receptor de dor.
Mas se o cérebro não sente dor, porquê temos dor de cabeça? Na realidade, as dores de cabeça são sentidas por receptores que ficam na sua cabeça, e não exatamente no cérebro. Esse fato também ajuda os neurocirurgiões a realizarem cirurgias cerebrais complicadas com o paciente acordado.

Os dois lados do cérebro são bem distintos.

Essa fantástica estrutura é formada por dois hemisférios, sendo um deles mais voltado a pensamentos racionais e analíticos (o esquerdo) e o outro voltado mais para pensamentos conceituais e visuais (o direito). Além disso, eles trabalham de forma “invertida”: se você machuca sua mão direita, a dor é processada pelo hemisfério esquerdo. Curiosamente, você sobreviveria mesmo que perdesse completamente um dos hemisférios (não sei se muito bem).

O cérebro está em constante mudança

Muitas pessoas acham que não é possível desenvolver o nosso cérebro, e que há pessoas
predestinadas à ser inteligentes. Isso não é verdade, nosso cérebro está em constante mudança. Todos os estímulos que ele recebe, desde ler um livro à resolver um problema matemático, se transforma em ligações entre os neurônios. Estas ligações poderão ser usados para qualquer outra ação.
Lendo este artigo, você desenvolveu novas ligações entre seus neurônios, e elas poderão ser usadas para resolver problemas de matemática, por exemplo. Por isso a atividade mental rica e variada, com a prática das mais variadas funções cognitivas, é importante para manter todos os circuitos ativos e saudáveis, prontos para o uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário