24 de jul. de 2011

Novo material para reduzir a emssão de carbono

Sempre foi visivel que a emissão de gases é uma vilã do efeito estufa. As usinas hidraelétricas não são diferentes, mas elas ainda corresponde a grande parte da energia. Então o esforço é válido, para reduzir a emissão de gáses, e manter de pé essa grande fonte de energia.
Um novo material, é capaz de reter o material carbono, inovador não? Porém não foi testado em úsinas.   A Universidade de Lehigh (Estados Unidos), foi a responsável pelo grande invento, a camada é formada por vários poros, o que lhe confere a grande área superficial, ele resiste a grandes temperaturas, e suas váriações, prefere o gás carbônico a outros gases resultantes da combustão e, sobretudo, é capaz de reter grandes quantidades de carbono. Além de ser inovador, ele é o mais barato da linha. Peconf [sigla, em inglês, para Estrutura Porosa Organo-nitrídica Covalente e Rica em Elétrons, nome dado ao material] nas condições estudadas”, afirma o químico Kai Landskron, um dos autores do artigo. “O gás capturado pelo nosso material é bom o suficiente para neutralizar significativamente a emissão de carbono pelas usinas”
A captura do gás é feita por queima de combustiveis fósseis, dai ocorre uma combustão, 
Para a segunda alternativa, que envolve medidas destinadas a usinas já instaladas, tem se investido em três tipos de sistemas: absorção por membranas (separação física do CO2 de outros gases), absorção química (segregação por meio da interação e difusão do gás com substâncias básicas, como amônia e aminas) e retenção em sólidos (adesão do gás carbônico a superfícies de contato). Muito interessante, e inovador.

Par mais informações, visite o site:
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/07/carbono-na-malha-fina

Nenhum comentário:

Postar um comentário