olho-de-fogo-rendado |
Um sítio foi convertido no norte da Bahia, devido a que nele vive uma ds espécie mais raras que serviu de espécie-bandeira para criação das unidades.
A iniciativa é fruto de uma longa história. Lá se vão 17 anos de contato com a espécie, dos quais oito foram dedicados ao estudo da ave e seu status de conservação. À frente da empreitada estão pesquisadores das organizações não-governamentais Instituto Amuirandê e Associação Baiana para Conservação de Recursos Naturais , que também atuam na sensibilização da população local e no estímulo à criação de reservas em propriedades particulares.
Pequenos proprietários de terra, como o baiano Eliomar Montenegro, já se mostravam dispostos a preservar sua área de mata. Há 11 anos, ele adquiriu um pedacinho de terra em São Sebastião do Passé (Bahia) com intenção de ajudar a manter a floresta em pé. Na época, nem imaginava que o olho-de-fogo-rendado residia ali. Depois de muitas batalhas a propriedade Montenegro e mais uma em volta foram decretadas Reservas Particulares de Patrimônio Natural, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, em maio.
Agora esses trechos só poderão ser utilizados para o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades turísticas e educacionais.
Mais informações: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/07/canto-de-sobrevivencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário