23 de mar. de 2013

Estudo afirma que extinção dos dinossauros foi causada por um cometa




Há muito tempo pesquisadores e cientistas estudam como foi que ocorreu a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos. Todos sabem que foi uma rocha espacial que atingiu a Terra, mas não sabiam o tipo desta rocha, o que realmente era.

 Um estudo divulgado por cientistas americanos concluiu que esta rocha era um cometa, Segundo a pesquisa, a cratera Chicxulub, no México - que tem 180 km de diâmetro - foi criada por um objeto menor do que se imaginava anteriormente. Muitos cientistas consideram que um asteroide grande e relativamente lento teria sido o responsável.

 O estudo foi divulgado por uma equipe do Darthmouth College numa conferência realizada no Estado do Texas, EUA, a Conferência de Ciência Lunar e Planetária que está na sua 44ª edição. "O objetivo maior do nosso projeto é caracterizar melhor o que causou o impacto que produziu a cratera na península de Yucatán (no México)", disse Jason Moore, do Dartmouth College, à BBC News.

 Entretanto outros cientistas estão analisando mais precisamente o estudo. A colisão da rocha espacial com a Terra criou em todo o planeta uma camada de sedimentos com o elemento químico irídio em concentrações muito mais altas do que ocorre naturalmente.

 No entanto, na primeira parte de seu trabalho, a equipe sugere que os valores de irídio frequentemente citados estão incorretas. Usando uma comparação com outro elemento extraterrestre depositados na impacto - de ósmio - eles foram capazes de deduzir que a colisão depositados detritos menos do que anteriormente se supunha.

 Para esta pedra espaço menor para ter produzido uma cratera de 180 km de largura, que deve ter viajado de forma relativamente rápida. A equipe descobriu que um cometa de longo período montado o projeto muito melhor do que outros possíveis candidatos. "Seria preciso um asteroide de cerca de 5 km de diâmetro para trazer tanto irídio e ósmio. Mas um asteroide desse tamanho não produziria uma cratera de 200 km de diâmetro", disse Moore.

 "Então nós dissemos: como vamos conseguir algo que tem energia suficiente para gerar o tamanho da cratera, mas tem muito menos material rochoso que nos leva a cometas?". Cometas de longo período são corpos celestes de poeira, rocha e gelo que têm órbitas excêntricas ao redor do Sol. Eles podem levar centenas, milhares e em alguns casos até milhões de anos para completar uma órbita.

 O evento que causou a extinção há 65 milhões de anos é associado, hoje em dia, à cratera no México. O acontecimento teria matado cerca de 70% das espécies na Terra em um curto período de tempo, especialmente os dinossauros. A enorme colisão teria gerado incêndios, terremotos e imensos tsunamis. O gás e a poeira lançados na atmosfera teriam contribuído para a queda das temperaturas globais por muitos anos.


PUBLICIDADE

Um comentário:

  1. sempre achei q fosse um meteoro gigante, hahaha, mas agora esta tudo esclarecido, boa materia

    ResponderExcluir