9 de mar. de 2013

Facebook de cara nova

O Facebook apresentou nesta quinata-feira (07/03) o novo visual do site. As novidades estão sendo gradualmente introduzidas em contas do mundo todo. A diretora de design do Facebook, Julie Zhuo, 
disse que vai ser introduzida ao site uma pequena amostra, de menos de 1%, receberá atualização a principio. Depois será disponibilizados para os demais, baseando-se no retorno que tiverem dos primeiros a usar a nova cara do Facebook. 



Com esse novo visual, o Facebook espera que os usuários passem mais tempo na rede social e que visualizem mais as propagandas, que ficaram maiores na interface nova.
"Queremos dar a todos no mundo o melhor jornal personalizado do mundo. Ele tem de ter fontes de informação de alta qualidade, novidades de seus amigos e família e divisão de conteúdo entre tópicos em que você pode se focar", disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, durante a apresentação das novidades.

Características do novo visual

A nova interface do site possui um novo feed de notícias (página em que são exibidas as atualizações dos amigos). As fotografias ficarão maiores, enquanto os vídeos e páginas ganharão uma nova forma de compartilhamento, também maior destaque visual. 


O usuário poderá separar os posts de seus contatos por tipo de conteúdo: mais recentes (inclui textos e links), fotografias, música e games.

Os aplicativos do Facebook para tablets e celulares terão acesso ao novo feed de notícias "ao longo das próximas semanas", segundo a companhia, que diz "estar confiante que o desempenho dos apps não será prejudicado [pela reforma]".

"Os usuários verão as mesmas histórias de antes, agora com uma cara renovada e com maior visibilidade para fotos, notícias, mapas e eventos" disse a empresa em comunicado. "Com o novo design, o Facebook passará a ter a mesma cara no celular, no tablet e na web."

O site também recebeu uma nova barra lateral. A barra lateral foi simplificada: o Facebook eliminou o texto que descrevia as seções --como feed de notícias, eventos e grupos-- e aumentou drasticamente o tamanho de seus ícones, dando a essa seção do site um ar de aplicativo para celular. Ali também aparecerão os contatos com quem o usuário mais troca mensagens.


Ela será somente apresentada quando houver "espaço suficiente", segundo o Facebook. Ou seja: em telas com resolução baixa demais, ela desaparece. A empresa recomenda usar o navegador em tela cheia para contornar o problema.




O compartilhamento de conteúdo ficou mais potente e mais fácil. Artigos da web e vídeos têm mais espaço, e há mais sobreposição de texto sobre as imagens para um uso inteligente da tela.


A designer Julie Zhuo diz que a reforma acontece por causa de um grande número de pedidos dos usuários, e que o projeto tomou cerca de um ano, desde sua concepção até o anúncio.

Quem desejar ter o design antecipadamente,a empresa disponibilizou um botão para entrar numa fila de espera, basta entrar nesta lista de espera e o Facebook informará quando estiver pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário