30 de jan. de 2013

Foi descoberto vírus que roubou informações restritas da Otan


O vírus espião entrou sem ninguém perceber na rede de dados  do governo e do exército da Ásia Central, Europa e dos Estados Unidos. O Rocra, como é chamado, conseguiu tranquilamente obter informações restritas de servidores de instituições do governo e departamentos de pesquisas militares.

O vírus foi descoberto por uma empresa especializada em segurança de software. A empresa Russa Kaspersky Lab descobriram o Rocra em outubro do ano passado  A Kaspersky acredita que seja um vírus tipo Cavalo de Troia, cujo, estava instalado desde 2007. A origem dos ataques permanecem um mistério. Porém, segundo o representante da Kaspersky, Manus Kaljuhl, o vírus pode ter vindo da Rússia, mas isso não quer dizer que o governo Russo tenha ordenado o ataque.
A implantação do vírus foi por meio do Microsoft Office, e foram usados os pontos fracos do programa para implantar o Rocra. 

O esquema funcionou de uma maneira muito simples. Os responsáveis pelos ataques mandaram emails infectados para suas vítimas com arquivos que aparentemente eram inofensivos do Microsoft Word ou Excel. O vírus estava em busca, obviamente de informações confidenciais, mais especificamente, informações criptografadas de programas específicos, utilizados pela União Europeia e pela Ontan.

Ainda não se sabe quem implantou o Rocra. Não há nenhum país suspeito. Mas alguns governos se interessariam pelas informações obtidas pelo Rocra e que se fosse vender essas informações seriam por muito dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário