20 de jul. de 2014

Conheça a biblioteca de Charles Darwin

Graças às obras e pesquisas deixadas por Charles Darwin, hoje sabemos o processo de seleção natural. Depois de 5 anos navegando à bordo do HMS Beagle*, Darwin observou plantas, animais, culturas, ecossistemas, fósseis e formações geológicas e assim realizou pesquisas e formulou ideias.

Todos nós sabemos que Darwin foi um grande estudioso, mas todo grande estudioso lê muitos livros, assim para nós sabermos o que Darwin leu durante sua viagem foi criada uma biblioteca digital, compilada pelo projeto Darwin Online, que reproduz, de maneira incrivelmente ilustrada e detalhada, as 181 obras (organizadas em mais de 400 volumes) que compunham a biblioteca flutuante do Beagle (que, como se pode ver na figura acima, ficava numa cabine na parte traseira da embarcação): http://migre.me/kuqu0

Segundo os historiadores do projeto, a biblioteca do navio foi uma fonte importante de pesquisa e inspiração para o jovem Darwin. A coleção era composta de relatos de viagens expedicionárias, como aquela que ele mesmo realizava com o capitão FitzRoy naquele momento (36%), livros de história natural (33%), geologia (15%), cartografia (7%), literatura (4%), referência (3%) e história (2%). Vale a pena conferir.

Mais informações sobre o projeto Darwin Online neste link: http://darwin-online.org.uk/




Nenhum comentário:

Postar um comentário