24 de mar. de 2014

Corrente elétrica consegue deixar nosso cérebro mais rápido, diz estudo


Você já tomou café ou algum outro estimulante pra dar aquela animada no seu cérebro? Isso realmente funciona, a cafeína serve para estimular o cérebro, mas não é muito eficiente e não funciona em todas as pessoas.

Um novo estudo feito por pesquisadores da University of Oxford, na Inglatarra promete desenvolver a mesma função daquele cafezinho utilizando uma corrente elétrica no cérebro. Isso conseguiria manipular o nosso cérebro a melhorar a velocidade de aprendizado. Além disso essa tal corrente elétrica conseguiria deixa nosso cérebro capaz de armazenar mais e melhor as informações dependendo da direção da corrente no córtex medial-frontal.

Estudos anteriores mostraram um pico de voltagem 'negativa' se originando dessa região do cérebro milisegundos depois que uma pessoa comete um erro, mas não se sabia o motivo. Os autores do estudo queriam manipular esse efeito e ver se conseguiam 'controlar' esse nosso crítico interior.

O experimento

Para observar esse efeito, a equipe criou um experimento em que voluntários memorizavam uma sequência de botões para apertar, "como se aprendessem a tocar uma melodia no piano".
Enquanto faziam isso, recebiam, por meio de dois eletrodos colocados em pontos específicos de suas cabeças, estímulos por corrente transcraniana.
Uma corrente de intensidade muito pequena foi passada entre os eletrodos formando um arco que passava dentro do cérebro e, dependendo da direção da corrente, ela aumentava ou diminuía a atividade naquela parte do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário