25 de nov. de 2013

Aplicativo permite rastrear estação espacial internacional



Criado pelo Centro Espacial Alemão o aplicativo batizado de DRL_next, permite aos ususários conhecer  a localização exata da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original) a qualquer hora e até mesmo acompanhá-la pelo céu noturno.

O aplicativo foi desenvolvido com instituições científicas, o aplicativo rastreia a ISS e coloca  a localização exata da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original) a qualquer hora e até mesmo acompanhá-la pelo céu noturno.

"É possível ver a ISS a olho nu. Quando a estação está iluminada pelo sol, mas o céu está escuro, ela é mais brilhante do que qualquer estrela e atravessa o horizonte, a partir do oeste, em três ou quatro minutos", explica Volker Kratzenberg-Annies, coordenador de educação e desenvolvimento de jovens talentos do DLR.

Outra função curiosa é que se o usuário direcionar seu smartphone para estrela, o aplicativo consegue obter as informações sobre ela.

"Nossa intenção com o aplicativo é usar o fascínio causado pelas estrelas, pelo espaço e pelo universo para mostrar aos jovens as muitas oportunidades oferecidas pelas ciências naturais e pela tecnologia", diz Kratzenberg.

Ele detalha que o app uniu informações levantadas por especialistas do DLR nas mais diversas áreas – incluindo astrofísica, energia e transporte – de uma maneira compacta e fácil de entender.

"Criamos o aplicativo de maneira a atrair jovens que não são exatamente interessados nesses temas porque queremos empolgá-los também", afirma o diretor, lembrando que a ideia era produzir algo para aparelhos que são populares entre esse público.
Busca do App no Google Play

Em breve, aplicativo será oferecido tanto sistema Android quanto para iOS
O aplicativo está disponível para smartphones que usam o sistema Android, é o que diz o jornal DW, apesar de a equipe do Ciências Mundi ter procurado o aplicativo sem sucesso (no Android - PlayStore) e em breve ganhará também uma versão para iPhone.

Além de ser uma excelente aplicativo, ele também poderá servir para uso educativo, como maneira de ampliar o interesse das pessoas na área de ciência e de pesquisa. Desta forma faz que o aprendizada seja além da sala de aula e também seja um pouco diferente do comum.

"Aplicativos bem feitos – tanto da perspectiva da aprendizagem como da facilidade de uso – podem apresentar princípios científicos de forma interativa e participativa, especialmente na física, e assim ajudar na compreensão", afirma.

"Os apps podem ser usados em qualquer lugar, a qualquer hora, e também podem ajudar a levar a ciência para o mundo real, onde os princípios são aplicados e compreendidos em termos práticos", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário