18 de ago. de 2011

Lua velha ou nova

Estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos e França revela que a Lua pode ser 200 milhões de anos mais nova. E também outras teorias da formação rochosa da Lua.


  Lua tão linda, fonte de inspiração para os poetas, e é também fonte de estudo da ciência. Ela é estudada a anos a.C. E hoje em dia não é diferente. Pesquisadores mostram que a lua é muito velha, isto é óbvio. Porém um estudo publicado ontem dia 17/08 no site da Nature por pesquisadores dos Estados unidos e da França, desmontou tudo o que se sabia sobre a Lua, e sugere que ou ela é 200 milhões de anos mais nova do que pensavamos ou as teorias mais acreditadas sobre sua formação estão erradas.
  A Lua possui inúmeras teorias a respeito de sua formação, uns ciêntistas acreditam em uma, outros acrditam em outras. Porém algumas teorias dizem que a Lua teria sido formado devido a um pedaço de Terra ser arremeçado para o espaço, o que ocasionou uma colisão, durante essa colisão com outro astro originou-se a Lua. Outras afirmam ter sido um impacto que teria originado duas luas, que mais tarde se uniram em uma só.
  Apesar das diferenças, a maioria das teorias, defende que essa massa inicial seria coberta por um oceano de magma, que teria se resfriado a crosta lunar há 4.527 milões de anos.
  No entanto, uma análise aprofundada por datação isotópica de rochas do tipo anortosito ferroso feito por Lars Borg, considerados ser os mais antigos coletados da Lua pelas missões da Apolo 11 e 16, nesta amostra o magma revelou um idade de 4.360 milões de anos, bem menor em relação que o Sistema Solar.
  Estimativas anteriores da idade de fãs são altamente variáveis, cobrindo uma vasta 200 milhões de anos, mas resultado de Borg é de 60 milhões anos mais jovem do que a estimativa confiável mais jovem anterior.
  Borg descreve-o como uma "era extremamente jovem" e diz que em valor de face, significa que a Lua se formou recentemente surpreendentemente. Alternatively, scientists would need to rethink the process of lunar formation, to explain how the FAN rock could have solidified later on. Alternativamente, os cientistas precisam repensar o processo de formação lunar, para explicar como a rocha FAN poderia ter solidificado depois.
  Borg diz que então seria separar dois ventiladores temporariamente destintos  da Lua: um velho classe derivada da lua menores companheiro, e um jovem de classe do corpo principal da lua, o que teria resfriado mais lentamente. Isso poderia explicar a idades que têm sido relatados para amostras FAN lunar, mas Borg é cauteloso.
  A diferença de idade apontada pela análise deu uma série de questionamentos a comunidade científica. Alguns pesquisadores desconfiam que teorias  mais aceitas sobre a formação da Lua podem simplesmente estar errados.
  Porém cientistas dizem que tem muito estudo pela frente e concluem: "A Lua é uma testemunha do passado do nosso planeta. Estendê-la é entender a Terra".

Mais informações em nature.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário