4 de mai. de 2013

IBM lança filme feito com átomos



Com apenas 90 segundos, pesquisadores da IBM criaram o menor filme do mundo, e a grande diferença deste filme é que foi feito com átomos de carbono.

Quatro cientistas trabalharam exaustivamente 18 horas por dia para criar o filme batizado de Um Menino e seu Átomo mostra um garoto brincando com uma bola, dançando e pulando.

Equipamentos

O filme foi feito com equipamentos de ponta. Os cientistas usaram agulhas com carga elétrica. E um  microscópio espacial, capaz de ampliara 100 milhões de vezes imagens de átomos.

O microscópio de corrente de tunelamento, inventado em 1986, rendeu naquele ano aos físicos Gerd Binnig, alemão, e Henrich Rohner, suíço, o prêmio Nobel de Física.

Alem dessa tecnologia, foi usado 5.000 moléculas de monóxido de carbono (um átomo de carbono e outro de oxigênio ligados entre si).


Como foi feito

Os cientistas usaram Átomos de Carbono e movimentaram os Átomos usando um microscópio espacial.
Eles movimentaram os átomos em uma superfície de cobre usando uma agulha muito fina e com carga elétrica que, ao passar sobre uma superfície, "salta o intervalo” entre um átomo e outro, criando um efeito físico conhecido como "tunelamento quântico”.

Os 242 quadros do filme são, essencialmente, mapas dessas "correntes de tunelamento”.

"Filmar, posicionar e dar forma aos átomos para criar um filme de animação original é uma ciência completamente nova", disse Andreas Heinrich, cientista da IBM Research.

A boy and his atom: The Worlds smallest movie



Nenhum comentário:

Postar um comentário