21 de jun. de 2012

Secretário-geral da ONU recua e diz que resultado é um 'grande sucesso'


Após criticar o documento final da Rio+20 em coletiva de imprensa na quarta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recuou nesta quinta e disse que o resultado da conferência e a condução das negociações pelo Brasil foram um "grande sucesso".
"Esse é um documento final que contêm medidas para o desenvolvimento sustentável muito amplas, ambiciosas e práticas", disse Ban em entrevista convocada de última hora, na qual falou apenas a veículos de imprensa brasileiros.

Na véspera, a fala do secretário apontava para outra direção. "Alguns Estados membros esperavam um resultado mais ambicioso, eu também esperava um documento mais ambicioso, mas é preciso entender que as negociações foram difíceis e lentas, devido a ideias conflitantes", afirmou.

Nesta quinta, ele também elogiou a "liderança da presidente Dilma e de sua equipe" na condução do processo de negociação.
"Como secretário-geral da ONU, eu acredito firmemente que temos um bom documento que pode colcoar a todos no caminho da sustentabilidade", disse. "Estou muito grato pela liderança visionária da presidente Dilma Rousseff e de seu time, que lideraram as negociações para um grande sucesso", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário