14 de fev. de 2013

Asteroide irá atingir a atmosfera terrestre nesta sexta-feira



Com aproximadamente 45 metros de diâmetro, o asteroide 2012 DA14 irá passar a apenas 27,650 quilômetros do planeta. 
O asteroide foi descoberto por astrônomos no observatório de La Sagra, no sul da Espanha. No momento da descoberta o asteroide estava a cerca de 4 milhões de quilômetros. E nesta sexta-feira (15/02), o asteroide 2012 DA14 vai estar bem perto da Terra, mas felizmente nossa casa não sofrerá nenhuma dano. Nem mesmo os satélites que orbitam a Terra.

O asteroide irá passar entre constelações de Virgem e Cabeleira de Berenice. A distância é menor que a dos satélites artificiais que estão na órbita da Terra e por isso não os atingira, a distância também é menor que a dos outros asteroides que já passaram perto da Terra.
Alguns astrônomos da Europa Oriental, da Ásia e da Austrália vão poder observar fenômeno com uma ajuda de um binóculo. 

Já os cientistas mais profissionais querem aproveitar a rara oportunidade para aprender mais sobre esses asteroides.Se o material do 2012 DA14 for poroso quando o asteroide atingir a atmosfera terrestre ele poderá se desintegrar totalmente.

O 2012 DA14 poderá ser visto com ajuda de binóculos, obviamente que não qualquer binóculo, a noite. No Brasil o asteroide irá passar mais a tarde.
Este fenômeno só ocorre a cada 40 anos e atinge  globo terrestre uma vez a cada 1.200 anos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário