Neste domingo (14), Felix Baumgartner se tornou o primeiro humano a quebrar a barreira do som em queda livre, em um salto realizado a partir da estratosfera.
A velocidade do som depende da temperatura e do ar. Para quebrá-la na altitude do salto, o austríaco precisava superar 1.110 km/h.
O austríaco se tornou mais veloz, atingindo assim o máximo de 1.342 km/h nos 4 min e 20 seg antes de abrir o paraquedas e assim quebrando a barreira do som.
Brian Utley da Federação Internacional dos Esportes Aéreos, confirmou o recorde.
Felix aterrissou em total segurança no deserto do Novo México, nos EUA, após ter saltado de aproximadamente 39 quilômetros de altura.
O salto foi acompanhado ao vivo pelo YouTube e emissoras de TV por mais de 8 milhões de pessoas.
O paraquedista patrocinado pela Red Bull, podia ter sofrido vários problemas de saúde, devido à altitude e à baixa pressão, poderia ter sofrido a evaporação de seu sangue e uma severa hipotermia. A Red Bull criou um site para acompanhar todos os detalhes (www.redbullstratos.com).
Os equipamentos de segurança eram muitos, é claro, mas o que mais chamou atenção foi uma roupa especial, que dizem ser mais avançada do que a dos astronautas da Nasa.
O salto do austríaco foi realizado a uma altura mais de dez vezes maior que os 3.600 metros de altitude média dos saltos convencionais.
"O momento mais emocionante foi quando estava na borda, prestes a saltar", disse o paraquedista em entrevista coletiva após a chegada.
q cara doido, mas muito corajosos, pra fazer uma coisa dessas. Parabéns.
ResponderExcluirq legal, muito bom.
ResponderExcluiro blog é muito bom, parabéns!
bom mesmo esse blog.
ResponderExcluirparabéns pelo Top Blog