Testes clínicos com vacinas de hepatite C e Malária, levam a acreditar que um tipo de vírus especial encontrado nos macacos podem ser uma saída para uma vacina contra ambas doenças.
Na ciência, os macacos possuem vírus, e que geralmente fazem mal a saúde do ser humano. Mas um tipo de vírus especial deles, os adenovírus encontrado nos macacos, prometem ser uma saída eficaz pra se produzir uma vacina contra a hepatite C e mlária. Que também irá servir como imunizantes contra outras doenças. É o que diz em dois estudos publicados na revista Science Translational Medicine esta semana.
Um dos estudos analisou o potencial de diversos adenovírus de humanos e de chimpanzés como vetores vacinais, na busca por alternativas para superar as limitações impostas pelo sistema imune do homem à utilização de vacinas genéticas. No outro, foram descritos testes clínicos de fase 1, realizados com dois vetores vacinais derivados de vírus de chimpanzés. Os resultados promissores mostraram a indução de uma intensa resposta imune contra malária e hepatite C, com grande produção de células de defesa e de uma memória imunológica duradoura.
O que é adenovírus?
Grupo de vírus que possuem ácido desoxirribonucleico (ADN) e que se encontram em roedores, aves domésticas, animais de estábulo, macacos e seres humanos. Nos seres humanos provocam infeções agudas no aparelho respiratório. Também estão implicados na génese de tumores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário