Arthur “Art” Clokey |
Arthur “Art” Clokey (Arthur C. Farrington), mais conhecido apenas por Art Clokey, nasceu em Detroit no 12 de outubro de 1921, ele foi um grande animador.
O animador morreu no dia 8 de janeiro de 2010, aos 88 anos, por causa de um infecção do trato urinário, deixou de herança para todos nós estas animações incríveis e técnicas de stop motion que servem de inspiração para milhões de artistas no século XXI.
Artes famosas
Foi Gumby o personagem que deu fama e sucesso para Art Clokey. Criado em parceria com a esposa dele, Gumby era um bonequinho verde que alegrou a televisão americana por mais de 200 episódios de uma série infantil. Animado através de stop motion, o personagem rendeu até um filme na época.
Veja um episódio de Gumby:
A primeira animação de Clokey se chama Gumbasia, que era na verdade uma paródia das animações da Disney e foi criada algum tempo após ele ter concluído a faculdade de cinema na Califórnia. Esse primeiro trabalho foi apresentado para o diretor de cinema e televisão Sam Engel, que encorajou o artista a elaborar mais animações.
Veja o Vídeo Gumbiasia
Em pouco tempo, Clokey levou para a emissora NBC o personagem que seria o tema da série The Howdy Doody Show. O piloto foi inicialmente recusado, mas não demorou muito até que a produção da NBC aceitasse aquele engraçado bonequinho verde. Os primeiro episódios foram um sucesso.
Veja o primeiro episódio de The Howdy Doody Show:
O artista faleceu em 2010 e todo o seu trabalho em stop motion continuou sendo desenvolvido por muito animadores da atualidade através de técnicas mais modernas. Não é à toa que, um ano depois, merecidas homenagens continuam sendo feitas, como a do Google no Dia das Crianças. Nada mais justo para celebrar a memória de um criativo animador que tem a arte até no nome.
Ciências Mundi pública essa matéria homenageando este grande nome da arte Arthur “Art” Clokey
Nenhum comentário:
Postar um comentário