4 de set. de 2011

Diagnóstico de cataratas em seu celular

Novo dispositivo de celular capaz de detectar se o paciente tem ou não catarata. A doença que mais causa cegueira no mundo é apresentada na reportagem a seguir.



  O celular foi criado, claro, para efectuar chamadas. Mas, nesses últimos anos os aparelhos evoluíram muito.  Graças a pesquisadores das  universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fluminense (UFF) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o aparelho também vai se tornar uma ferramenta para o diagnóstico da catarata, doença oftalmológica que mais causa cegueira no mundo.
  Os cientistas trabalham no desenvolvimento do Catra, aplicativo para celulares do tiposmarthphone, que, usado junto com uma lente especial acoplada à tela do aparelho, detecta a doença em minutos, mesmo em seu estágio inicial.
  teste é simples. O usuário deve olhar através da lente e se concentrar em um ponto verde que aparece na tela. Se o ponto parecer borrado ou intermitente pode ser sinal da doença. A pessoa com visão sadia enxerga o ponto nitidamente, pois a luz emitida pela tela do celular não sofre desvios. No olho com a catarata, os raios de luz têm seu percurso alterado ao passar pelas lesões provocadas pela doença.

Para confirmar o diagnóstico, o ponto luminoso aparece mais de uma vez em diferentes posições na tela e o usuário deve responder aos comandos pedidos pelo programa pressionando certas teclas do celular. Ao final do exame, o aplicativo gera um mapa do olho que identifica o arranjo e o tamanho das possíveis lesões provocadas pela catarata.

VEJA O VÍDEO que mostra o como funciona o novo dispositivo Catra:

confira mais em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/284/diagnostico-movel

Nenhum comentário:

Postar um comentário