Cientistas da Nasa ligados a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) divulgaram que encontraram gás hélio na rarefeita atmosfera da Lua. A descoberta confirma dados coletados por um experimento de 1972 na superfície do satélite por astronautas da Apollo 17.
Durante pesquisas anteriores, outros cientistas já descobriram que a atmosfera da Lua é composta por hidrogênio, argônio e mercúrio. Agora, eles encontraram evidências de gás hélio no local.
Esses pesquisadores da LRO estão envolvidos em mapear o lado da Lua que os habitantes da Terra não conseguem ver. Isso porque a interação entre as gravidades da Terra e da Lua faz com que a Lua demore o mesmo tempo para girar em torno de seu eixo e para dar uma volta em torno do nosso planeta. Então, quando a Lua fica visível na Terra, ela mostra o mesmo lado. Apenas astronautas já conseguiram ver o outro lado dela.
Durante esse mapeamento, os cientistas conseguiram analisar a atmosfera da Lua e descobrir a existência de gás hélio. A superfície dela é tão fina que é considerada quase inexistente.
O próximo passo na pesquisa é desvendar se esse gás hélio vem da própria Lua ou se chegou até lá de alguma outra forma, como pelos ventos solares. Isso também deve ajudar a descobrir que tipo de mineral pode haver por lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário