23 de jun. de 2012

Brasil e Itália, firmam acordo para exportarem energia sustentável

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, realizada no Rio de Janeiro, o ministro italiano do Ambiente, Conrado Clini, firmou um acordo trilateral com o Brasil para promover no mundo, e sobretudo nos países em desenvolvimento, a difusão da energia sustentável

O acordo foi firmado com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota, e com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e prevê iniciativas conjuntas para valorizar a competência das empresas italianas e brasileiras no setor de fontes de energia renováveis. 

Desta forma, as empresas italianas poderão favorecer as brasileiras que investem em países do “Sul do Planeta” para incentivar o desenvolvimento sustentável, como por exemplo, em Moçambique, Etiópia, ou nos países da África Ocidental. Nestas regiões, é sensível a presença de iniciativas empreendedoras do Brasil, e também em outras regiões do mundo. 

“As empresas italianas e brasileiras dos setores de energia sustentável são as mais avançadas do mundo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de baixo impacto ambiental. Elas podem oferecer aos países em desenvolvimento instrumentos para reduzir suas dependências de fontes energéticas degradantes e custosas, e ajudar no crescimento econômico e social, que é a solução para a pobreza, um dos temas centrais da Conferência que está se encerrando no Rio de Janeiro”, lembra o ministro Clini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário