Alimentos funcionais são aqueles que ajudam o metabolismo e previne problemas de saúde. Mas cientistas ainda dizem que não saõ certificado e cinfiaveis, pois não atende todas as necessidades do organismos. Substâncias assim não são novidades a isoflavona foi descoberta a 5 000 anos na soja pelos chineses.
O caso é que as impresas alimenticias vem se aprofundando nos conhecimentos da natureza quimica e da necessidade do organismos. Com isso essas industrias começaram a produzir alimentos fermentados, artificiais, vitaminados e cerais ricos em fibras.
Para chegarem aos supermercados a ANVISA faz testes com produtos sas impresas e verificam se o alimentos tem propriedades cinetificas como diz na embalagem. Mas não confie tanto 1 litro de leite com ômega 3, oferece menos ácido graxo que uma posta de salmão.
Conheça algumas substâncias que ajudam a previnir doenças:
Betacaroteno:
O que faz: ajuda a diminuir o risco de câncer.
Como age: quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento.
Onde encontrar: abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.
Isoflavonas:
O que fazem: atenuam os sintomas da menopausa.
Como agem: por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.
Onde encontrar: soja e seus derivados.
Licopeno
O que faz: está relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata.
Como age: evita os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer.
Onde encontrar: tomate e seus derivados, além da beterraba e pimentão.
Referências: Apostila Muitos Textos Tantas Palavras, ensio fundamental 7º ano, SESI-SENAI-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário