4 de ago. de 2012

tecnologia - Tecido anti-manchas



Você se veste, calça o tênis e quando você está pronto para "sair", uma gota de refrigerante, óleo, etc. mancha sua linda roupa. Isso vira uma dor de cabeça, tanto para a hora da festa, tanto depois para lavar.
 A invenção de Tong Lin, do Centro Australiano de Inovação e Pesquisa sobre Fibras do Futuro e colegas promete acabar com isso. O tecido será capaz de se livrar de gorduras, poeiras, coisas grudentas e até substâncias corrosivas.
 No teste, o tecido se mostrou mais resistente à água do que cera para polir veículos. O tecido que vem com um filme finíssimo recobrindo o tecido é formado por camadas de materiais que alternam  cargas negativas e positivas. Passo importante dado pela equipe de Lin, foi conseguir estabilizar essas camadas, o que foi feito com luz ultravioleta.
 O filme foi testado foi testado revestindo tecido de algodão, o material revestido teve um grande resultado que repelia com grande eficiência não só água mas outros liquidos também.
 Lin ainda afirma que seu tecido é altamente hidrofóbico e que, diferentemente dos outros tecidos, é durável - o filme aguentou 50 sessões de lavagem, numa máquina de lavar comum caseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário