12 de out. de 2011

90º Aniversário de Art Clokey



Arthur “Art” Clokey


Arthur “Art” Clokey (Arthur C. Farrington), mais conhecido apenas por Art Clokey, nasceu em Detroit no 12 de outubro de 1921, ele foi um grande animador.


Art Clokey foi pioneiro na popularização da animação stop motion com argila em plena década de 1950, ele Ficou conhecido por criar o personagem “Gumby”, criado juntamente com sua esposa na década de 50.
O animador morreu no dia 8 de janeiro de 2010, aos 88 anos, por causa de um infecção do trato urinário, deixou de herança para todos nós estas animações incríveis e técnicas de stop motion que servem de inspiração para milhões de artistas no século XXI.



Artes famosas
Foi Gumby o personagem que deu fama e sucesso para Art Clokey. Criado em parceria com a esposa dele, Gumby era um bonequinho verde que alegrou a televisão americana por mais de 200 episódios de uma série infantil. Animado através de stop motion, o personagem rendeu até um filme na época. 
Veja um episódio de Gumby:


A primeira animação de Clokey se chama Gumbasia, que era na verdade uma paródia das animações da Disney e foi criada algum tempo após ele ter concluído a faculdade de cinema na Califórnia. Esse primeiro trabalho foi apresentado para o diretor de cinema e televisão Sam Engel, que encorajou o artista a elaborar mais animações.
Veja o Vídeo Gumbiasia


Em pouco tempo, Clokey levou para a emissora NBC o personagem que seria o tema da série The Howdy Doody Show. O piloto foi inicialmente recusado, mas não demorou muito até que a produção da NBC aceitasse aquele engraçado bonequinho verde. Os primeiro episódios foram um sucesso.
Veja o primeiro episódio de The Howdy Doody Show:




O artista faleceu em 2010 e todo o seu trabalho em stop motion continuou sendo desenvolvido por muito animadores da atualidade através de técnicas mais modernas. Não é à toa que, um ano depois, merecidas homenagens continuam sendo feitas, como a do Google no Dia das Crianças. Nada mais justo para celebrar a memória de um criativo animador que tem a arte até no nome. 
Ciências Mundi pública essa matéria homenageando este grande nome da arte Arthur “Art” Clokey 

Nenhum comentário:

Postar um comentário