13 de set. de 2011

Abelhas no exército

Isso mesmo, abelhas estão em treinamentos para detectar drogas e explosivos: água com açúcar



  Vários soldados, policiais, bombeiros, mortos, explosões, e nada de equipamentos mais seguro. Mas essa semana uma pequena empresa inglesa, apoiada pelo governo a Inscentinel, criou um equipamentos que aproveita a destreza das abelhas para reconhecer compostos tóxicos e explosivos pelo cheiro. "Abelhas têm um olfato apurado, semelhante ao dos cães, a vantagem é de ser mais barato, fácil e rápido de treiná-las", diz Mathilde Briens, gerente de pesquisas da Inscentinel e especialista nesses insetos.
  Em meros 3 minutos, uma abelha pode se tornar uma farejadora de elite. O treinamento é feito dentro de uma caixa como a da foto abaixo: os insetos são liberados da colmeia e têm como única saída um túnel que dá nessa caixa. Tão logo chegam, ficam presos por uma fita adesiva. Dentro do recipiente são pulverizados compostos encontrados em drogas ou exposivos, como TNT, C4 e dinamite. São as substâncias que a abelha precisa aprender a reconhecer. A cada cheirada, os cientistas dão água e açucarada como recompensa. Assim, quando sentem novamente aquele odor, as abelhas respondem com reflexo de colocar para fora sua probóscide (sua lingua) já que sabem que vem comida.
  Para testes de detecção, os cientistas criaram um equipamento que contém de 3 a 6 abelhas treinadas. Ao passar o dispositivo por um objeto suspeito, sensores instalados na caixa reconhecem o movimento das probóscides e interpretam isso em avisos luminosos, dando uma resposta rápida e clara para a polícia sobre a presença, ou não, de substâncias ilíticas.
  Uma das vantagens do sistema frente ao uso de cães farejadores é que não há apenas um animal, mas um conjunto deles trabalhando. Assim, a chances de acerto são maiores. Nos testes de laboratório, o exército de abelhas teve boa performace. "Agora buscamos uma impresa maior para investir e construir em grande escala esses equipamentos, e policiais, soldados, etc. vão poder usar" diz Briens. Depois do trabalho todo, as abelhas voltam para sua vida sossegada na colmeia. "Porem os cães que se cuidem pois vem um concorrente forte para brigar pelo cargo".

Abelhas sendo dentradas dentro de uma caixa com equipamentos especializados

Nenhum comentário:

Postar um comentário