6 de jul. de 2011

Incógnita climática resolvida

O período que vai de 1998 até 2008 tem sido uma incógnita para os estudiosos do aquecimento global. Apesar do aumento crescente de emissões de gases-estufa, não houve nesses anos um aumento na temperatura do planeta. Estudo publicado esta semana na revista PNAS explica o mistério com base em mudanças na radiação solar, em fenômenos meteorológicos e até mesmo em ações poluidoras do homem.
“A existência de um fenômeno de aquecimento global já está bem estabelecida, mas ainda assim muitas pessoas que são céticas em relação a isso usavam esse período de resfriamento como argumento”, afirma o autor principal da pesquisa, Robert Kaufmann, da Universidade de Boston (Estados Unidos). “Ao prover uma resposta, nossa pesquisa vai ajudar a mudar essa situação.”
Enquanto a temperatura global subiu de 2008 a 2009, de 2005 a 2008, por exemplo, ela chegou a cair 0,2 °C. Segundo a pesquisa, que também teve a participação de cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade de Turku, na Finlândia, a estranha parada no aquecimento do planeta entre 1998 e 2008 coincide com a fase de máximo declínio da radiação solar, que ocorre naturalmente a cada 11 anos.


 FONTE:http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/07/incognita-climatica-resolvida
veja mais noticias no site:http://cienciahoje.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário